Vivências sobre a alimentação enriquecem os hábitos dos estudantes

Piquenique, feira, histórias e momentos compartilhados compuseram a atividade
Compartilhe:
WhatsApp
Vivências sobre a alimentação enriquecem os hábitos dos estudantes

A turma Kindergarten 5B do Currículo Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama foi organizando-se com as rotinas do espaço escolar, e os alunos refletiram sobre a importância do cardápio e de uma alimentação saudável, cujos conhecimentos foram trabalhados também na Língua Inglesa.

Partindo das atividades realizadas em sala de aula, as professoras Aline Roberta Saile e Telma Puhl contaram aos estudantes a história do “Piquenique do Catapimba”. A história falava de uma turma de amigos que foi fazer um piquenique, mas esqueceram de organizar o que deveriam levar para o dia ser divertido. O retroprojetor auxiliou a ilustrar a história e após foi utilizado para a realização de brincadeiras de sombras.

Com a narrativa surgiu a ideia de começar a organizar o piquenique da turma e todos auxiliaram com sugestões do que gostariam que tivesse e do que deviam levar no dia da atividade. Através de textos coletivos, trabalhos na aula de informática e representações dos estudantes foi combinado que o piquenique seria saudável, pois as reflexões em aula são sobre a importância de uma alimentação saudável.

O piquenique aconteceu no pátio da Unidade, na quarta-feira, dia 02 de maio. Cada estudante também levou um amigo de pelúcia de casa que foi apresentando aos colegas e participou do momento. Algumas brincadeiras na Língua Inglesa, típicas de momentos de “acampamento” na cultura Inglesa foram realizadas com a turma. 

A continuidade das atividades na sexta-feira, dia 04 de maio, foi uma visita a feira para realização da “Cooking Class”, que foi uma deliciosa salada de frutas. A feira fica nas proximidades da Unidade com a venda de produtos orgânicos. Neste dia, os estudantes aprenderam a escolher os alimentos e a utilizar dinheiro para pagar as compras que foram utilizadas para a realização da receita.

Na Língua Inglesa, os estudantes brincam diariamente com o “supermarket” organizado pela professora da turma, no qual compram e pagam os alimentos que escolhem utilizando dólares de faz de conta. Também na Língua Inglesa, a turma confeccionou o jogo: Spin and say, onde ao jogarem expressam os alimentos que gostam e não gostam, que costumam e não costumam comer.

Os alunos adoraram as propostas, envolvendo-se com as tarefas e registros realizados antes e após as vivências.