A IENH – Unidade Oswaldo Cruz foi uma das primeiras Intituições a participar do Programa Jornal NH na Escola. E, por este motivo, dois estudantes, Yasmin Grings e Nicolas Coimbra Peroto, foram convidados a participar da produção de um encarte sobre o Programa.
A Unidade incentiva os trabalhos relacionados ao diversos gêneros jornalísticos. No 3º ano, os alunos se envolvem diretamente com o programa e no 4º ano aprofundam os conhecimentos sobre a estrutura dos gêneros que o jornal comporta como a notícia, a reportagem e o anúncio.
Os estudantes e as famílias se envolveram e os estudantes consideraram positiva essa participação: “Nós aprendemos em sala de aula como escrever notícias e também fizemos um jornal. Ver esse processo no jornal mesmo, foi muito legal”, destaca Yasmin. Para o Nicolas o mais interessante foi conversar com os repórteres: “Aprender como é a vida deles, conversar com o chefe de reportagem, foi muito legal”, disse.
Jaqueline, mãe da Yasmin contou que ficou surpresa com o convite da filha: “Foi bem interessante, eu participei e acompanhei eles no Jornal, é mais um aprendizado que a IENH proporciona”, destaca. A mãe do estudante Nicolas, Ingrid, ressalta que até hoje familiares ligam pra comentar que o Nicolas está no Jornal. “É uma vivência diferente pra eles, faz parte da caminhada escolar”, explica.
A professora de Língua Portuguesa, Bianca Cristina dos Reis, esclarece que os estudantes foram previamente preparados pela Unidade e que os dois realizaram uma produção oral e escrita.
O encarte buscou esclarecer o processo de criação de um jornal e pode ser conferido na íntegra aqui, bem como o vídeo produzido pelos estudantes.