Desafios da Educação Bilíngue é tema de Curso

No último encontro foi discutido o biletramento e suas implicações
Compartilhe:
WhatsApp
Desafios da Educação Bilíngue é tema de Curso

Encerrou no dia 02 de junho o Curso de Extensão Desafios da Educação Bilíngue: desenvolvimento cognitivo, social e a formação docente, ministrado pelas Mestras em Linguística Aplicada – Luciana Brentano, Daniele Bolzan e Cristiane Lemke.

Os encontros ocorreram em diversas ocasiões desde março abordando temas como: mitos em relação ao bilinguismo, definições, pluri e multilinguismo e benefícios cognitivos.

No último encontro foi discutido o biletramento e suas implicações. A presença da Doutora Professora de Mestrado e Doutorado da UFRGS, Ingrid Finger, foi importante para esclarecer aspectos relacionados ao papel dos sistemas de memória na aquisição de Língua 1 e Língua 2.

Segundo Luciana, foi mais um sábado de muito aprendizado, trocas e compartilhamento de conhecimentos. “Estamos muito satisfeitas com os resultados e esperamos ter contribuído para que os professores  tenham uma visão mais ampla sobre o bilinguismo, os benefícios da educação bilíngue e de que forma eles, enquanto educadores podem contribuir neste processo e se colocar nesta proposta”, acrescentou.

As ministrantes declararam que a turma mostrou-se muito participativa em todos os encontros e algumas professoras participantes disseram que estavam aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso, na sua prática com os alunos.

Outro destaque do curso foi o encontro a distância realizado em maio. O grupo de professores  trabalhou num blog criado especialmente para as discussões com tarefas, vídeos e textos.  Os questionamentos contribuíram para as reflexões do grupo. 

Atualizado em: 11/06/2012