Nos dias 24, 25 e 26 de julho, o Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt, a Coordenadora da Unidade Oswaldo Cruz – Célia Maria dos Reis Corrêa, a Psicóloga Educacional – Loiva Lúcia Herbert e as Professoras Rosani Maria Ramm, Mari Lúcia Fagundes, Letícia Luciane de Almeida, Juliana Aparecida Bohn, Flávia Gehlen, Cristine Inês Steffens e Gabriela Venturini participaram do 29º Congresso da Rede Sinodal de Educação, em Pomerode, Santa Catarina.
“Conectividade – ensinar e aprender no simples e no complexo” foi o tema do evento que reuniu mais de 600 professores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso.
Além de estimular os professores para novos desafios no mundo da educação, o Congresso é um espaço de reflexão e compartilhamento de conhecimentos e experiências desenvolvidas nas diversas escolas da Rede Sinodal.
Segundo o Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt, a Instituição sempre presente nestes eventos de formação e atualização, participou com um número significativo de professores.
Entre os temas desenvolvidos destacam-se:
O Conectivismo: desafio de pensar e aprender em rede, com o professor Diego Leal, Colombiano, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (Universidad de Los Andes, Colômbia).
Redes Sociais e tecnologias no contexto escolar: com o professor Carlos Seabra – Editor de publicações e produtor de conteúdos de multimídia e internet, consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais, autor de diversos artigos, jogos de entretenimento, softwares educacionais, e sites culturais, educacionais e corporativos.
Conectividade, ensinar e aprender no simples e no complexo: com o professor Pedro Demo – Doutor em Sociologia pela Universidade de Saarbrucker (Alemanha) e Pós-Doutor pela UCIA (Los Angeles). Professor titular da Universidade de Brasília, autor de mais de 40 livros.
Também foi oferecido um conjunto de oficinas e compartilhamentos de experiências realizados por professores da Rede Sinodal.
A IENH, através da Professora Cristine Steffen, realizou o compartilhamento da experiência da Semana de Ciências, Artes e Tecnologia – CIARTEC.
Confira alguns depoimentos dos participantes:
Célia Corrêa - Coordenadora da Unidade Oswaldo Cruz
"As oportunidades deste século vem da capacidade de produzir conhecimento próprio. Professores autores produzem alunos autores". (Pedro Demo)
O princípio da autoria se dá pela oportunidade de interação, pela pesquisa, nas atividades coletivas, virtuais, cooperativas e individuais.
Gabriela Venturini - Professora da IENH
Não podemos mais pensar nossa escola sem as tecnologias desta nossa época. Nossos alunos vivem esta época e esta tecnologia. Precisamos readaptar a escola, pensando a educação junto a estas ferramentas. Porém, antes de tudo, precisamos, dentro das nossas salas de aula, abrir espaço para a construção de redes e de sinais, para que, através disso, nossos alunos consigam se conectar com o mundo, produzindo seu próprio conhecimento.
Cristine Inês Steffen - Professora de Matemática e Educação Financeira
A cada instante, em algum lugar do mundo, algo novo está sendo inventado, novas teorias e conhecimentos são relatados em diversas mídias e tecnologias. Como professores precisamos utilizar estas novas informações despertando nos nossos alunos o gosto pela pesquisa e pela busca do saber, auxiliando-os a conectar, ligar, todas estas informações com nossas atividades cotidianas afim de produzir melhorias nas condições de vida do nosso planeta (e porque não do universo!).
Loiva Lucia Herbert - Psicóloga Educacional
No 29º Congresso da Rede Sinodal de Educação, diversos temas abordando o conectivismo e a conectividade foram tratados sob a perspectiva das tendências da educação na era digital. O conectivismo na atualidade se apresenta sob a forma de ruptura ao processo linear do pensamento. Parece ser um momento de desconstrução e o professor tem o importante e necessário papel de mediador nesse novo modelo de interlocução com a aprendizagem.
Letícia de Almeida - Professora de Língua Inglesa
A educação está cada vez mais conectada ao uso do computador, da internet, das redes sociais, dos blogs, etc, e o professor não pode desconectar-se deste cenário. Saber conduzir o trabalho de busca e pesquisa é fundamental para um professor que atua nos dias de hoje, a fim de que auxilie seus alunos a selecionar informações, promova a análise crítica dos dados e estimule-os a tornarem-se autores do seu próprio conhecimento.
“Se o aluno não aprender bem, não adianta tecnologia nenhuma. Computador e Internet são instrumentos, aprender é o fim. Os alunos precisam de mais aprendizagem. Produzir conhecimento próprio. Ter autoria" - Pedro Demo. O nosso desafio como professor é descobrir como usar as redes na educação oportunizando aos alunos novas aprendizagens.