Muitas vezes, durante o aprendizado de uma segunda língua, os estudantes lêem livros chamados de readers, que são leituras adaptadas ao nível linguístico em que o aluno se encontra, etapa importante para o desenvolvimento do aprendizado.
As Professoras Daniele Bolzan, Giani Mombach e Maria de Fátima Gonçalves também incentivam as turmas dos 5os e 6os anos, 6ª, 7ª e 8ª série do Currículo Bilíngue da IENH para a realização da leitura de livros em Inglês, mas com desafios maiores. “Temos tentado fornecer aos nossos alunos a leitura de originais em Inglês, ou seja, livros escritos para leitores cuja língua materna é a Língua Inglesa”, destaca Daniele. Dessa forma os estudantes vão aperfeiçoando seu vocabulário e podem comparar algumas obras com versões traduzidas, percebendo como é importante ter a possibilidade de conhecer a obra em sua língua original.
As alunas Susan Kirsch Schneider e Luisa Kirsch Bergonsi da 8ª série A da Unidade Fundação Evangélica acham a atividade muito boa, pois podem aperfeiçoar o Inglês e o vocabulário. Elas já leram outras obras em Inglês por vontade própria já que assim não precisaram esperar para que a obra seja traduzida, como com a série Percy Jackson.
Já o colega delas, Klaus Dietrichkeit, afirma que gosta de ler na língua original porque assim é possível ver as palavras escolhidas pelo autor e não pela pessoa que traduziu.
No 5º ano A da Unidade Oswaldo Cruz, o aluno Eduardo de Abreu Kunrath disse que está achando as atividades legais, porque aprendem mais e mais palavras, enquanto seu colega Davi Blos Jung disse que acha bom porque assim é possível ir se acostumando com a leitura em Inglês.