Durante o mês de setembro, a IENH organizou o plantio das árvores símbolo das Unidades de Ensino.
No dia 13 de setembro, os membros do Conselho Escolar da IENH – Unidade Igrejinha, Seno Leonhardt (Diretor Geral da IENH), Leandro Sieben (Coordenador Geral da Educação Profissional da IENH), Ernani Peters, Geni Nair Klein e Carlos Dege, realizaram o plantio de uma muda de corticeira-da-serra, árvore-símbolo do Município de Igrejinha, no local destinado à construção da sede própria da IENH no Município.
Na Fundação Evangélica o momento foi acompanhado pela Vice-Diretora de Educação Básica – Déborah Cassel, pelo Vice-Diretor de Ensino Superior e Educação Profissional – Cezar Miguel Monteiro da Silva, pelo Coordenador de Gestão – Antônio Guimarães, pela Coordenadora da Unidade – Berlize Ko Freitag, por representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, por professores e alunos. O plantio ocorreu no dia 21, e a árvore plantada foi um Ipê Roxo.
A árvore símbolo da Unidade Oswaldo Cruz é o Plátano, que foi plantada no dia 27 de setembro. A Coordenadora da Unidade – Célia Maria dos Reis Corrêa, conduziu a atividade com o auxiliou dos Monitores Ecológicos. Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, assim como os professores da Unidade acompanharam o momento.
Na Unidade Pindorama o dia do plantio foi 27 de setembro. O momento foi conduzido pela Coordenadora da Unidade – Karina Spessato com participação dos Monitores Ecológicos, que além de trazerem aspectos sobre a palmeira, promoveram uma sensibilização em relação ao uso de papéis. O grupo lançou uma campanha de recolhimento de papéis já utilizados e distribuíram para cada turma um marcador de páginas produzido por eles com papel que reciclaram. Também foi entregue um panfleto com orientações sobre como reciclar papel, relembrando a comunidade escolar sobre a continuidade de coleta de plásticos na Unidade.
A atividade integra o calendário comemorativo aos 180 anos da IENH e faz referência ao Dia da Árvore, comemorado dia 21 de setembro.