Príncipes e princesas na desconstrução de estereótipos

Música e história despertaram a curiosidade do Nível 4 B
Compartilhe:
WhatsApp
Príncipes e princesas na desconstrução de estereótipos

A turma do Nível 4 B da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama está trabalhando o Projeto: “Quem pode ser um príncipe ou uma princesa?”. As atividades partiram da música “Rei Chato”, que despertou o interesse e a curiosidade do grupo.

A música gerou questionamentos sobre “como um rei tem que ser?”, “será que ele pode ser chato?” e “o que é ser chato?”. Depois, a turma ouviu a história sobre o “Um príncipe que não tinha sonhos”.

Segundo as Professoras da turma, Gabriela Venturini e Telma Puhl, a música e a história iniciaram um processo de estranhezas, de dúvidas e contradições na turma. As novas ideias mexeram com os estereótipos e com os “normalismos” que são internalizados desde cedo.

“Partindo deste contexto passamos a construir e desconstruir ideias coletivas sobre nossos sentimentos e nossas vontades, sobre as pessoas e o que elas fazem, deveriam ou não fazer”, destaca Gabriela.

Os estudantes também criaram, em sala de aula, príncipes e princesas com uma técnica de “nó de tecidos”, os bonecos foram decorados em casa com o apoio da família. E como toda realeza precisa de um castelo, a turminha utilizou produtos recicláveis que haviam sobrado de uma atividade anterior e criaram um castelo em grupo.