As turmas 6ª série C e D dos Projetos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Fundação Evangélica estão, na primeira parte do Projeto, trabalhando com o tema Cinema. Para impulsionar os estudos, no dia 18 de março, o grupo assistiu ao filme “Horton e o Mundo dos Quem”. A atividade ocorreu a partir das 14 horas, no cinema do Bourbon Novo Shopping.
Antes de decidirem quais os aspectos sobre cinema seriam trabalhos no Projeto e qual o filme que assistiriam no cinema, os alunos participaram de uma atividade de sensibilização. Nessa atividade eles assistiram duas versões para dois filmes conhecidos: Frankstein (1931 e 1994) e Star Wars (1980 e 2005). Em seguida, escolheram os assuntos para serem desenvolvidos no projeto, através dos filmes. Entre eles estão: aspectos históricos sobre a sétima arte (cinema), edição de imagens, produção de filmes e efeitos especiais.
O filme escolhido para a primeira sessão de cinema - “Horton e o Mundo dos Quem”, é uma película de animação do estúdio americano 20th Century Fox. O filme tem a direção de Jimmy Hayward e Steve Martino e conta com a dublagem do ator Jim Carrey para o personagem principal (Horton). Ele retrata a história de um elefante que, um dia, escuta um pedido de socorro vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. Impressionado com o fato, Horton passa a imaginar que existe vida dentro da partícula de poeira. As vidas na partícula são os “Quem”, seres que ignoram a existência de vida fora da cidade em que vivem – a “Quemlândia” – e que serão ajudados por Horton.
Durante a sessão de cinema, os estudantes colheram dados sobre os assuntos que serão desenvolvidos. A professora Ana Paula Machado comenta que na sessão, além do estudo, não faltou muita pipoca, o que segundo ela, “tornou a sessão de cinema ainda mais divertida”.
Após a sessão, os estudantes discutiram sobre a interferência do ambiente no filme projetado, sobre quais as reações que o público manifestou ao longo do filme, bem como aspectos sobre os personagens, suas características e conflitos que vivenciaram. Os alunos também puderam relacionar aspectos da animação com o seu cotidiano, contextuando situações e conflitos do dia-a-dia. O grupo vivenciou esses conflitos através de dramatizações.