"Entre planetas e países imaginários com nomes muito estranhos e idiomas mais estranhos ainda, os alunos desenvolveram um sistema de numeração, que os ajudou a perceber a importância dos números em nossas vidas”, é assim que o professor de Matemática da IENH – Unidade Pindorama, Fábio Ferraz define o trabalho realizado com as 4as séries do Ensino Fundamental. A atividade ocorreu no mês de março, durante as aulas de Matemática das turmas 4ªA e 4ªB da Unidade Pindorama. O objetivo foi desenvolver o raciocínio lógico e o imaginário dos estudantes.
O trabalho iniciou com o estudo da origem dos números, dos sistemas de numerações das civilizações antigas, do sistema de numeração hindu-arábico e das regras na área utilizadas hoje em todo o mundo. Os alunos estudaram os sistemas de numeração egípcio, maia, romano, chinês entre outros.
Após, receberam o desafio de criar o seu planeta ou país, batizar o povo e desenvolver seu sistema de numeração, sendo que deveria ser parecido com o sistema hindu-arábico. Entre os países criados e seus sistemas numéricos estão: Pãolândia, Shamilito, Japongues, Patolândia, entre outros.
Além da atividade, as turmas tiveram a oportunidade de conhecer a escrita dos números atualmente utilizados em outros idiomas e na Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Ferraz argumenta que o trabalho feito pelas turmas é uma forma de aproximar o aluno dos números, demonstrando que além dos cálculos, a Matemática tem história e todos nós fazemos parte dela.