Estudantes dos 5ºs anos da IENH – Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz realizaram um Passeio de Estudos ao Museu do Índio Tükuna, na Unidade Fundação Evangélica sob a orientação da Professora Eliana Ennes. Neste momento, os alunos ouviram e participaram com perguntas, anotaram informações e fizeram comparações com conhecimentos indígenas já trabalhados anteriormente em sala de aula.
A turma da Unidade Pindorama realizou a visita dia 29 de abril e a turma do Oswaldo Cruz dia 15 de maio.
A atividade, que integra a IV Semana de Arte e Cultura Indígena, teve como objetivo trabalhar a pluralidade cultural dos indígenas brasileiros, agregando mais conhecimento ao trabalho já desenvolvido em sala de aula em relação às questões indígenas no Brasil.
Os alunos, além de compreenderem essa pluralidade, perceberam que muitas vezes apesar das distâncias entre uma tribo ou outra no território brasileiro, existem sim, muitas semelhanças entre elas, especialmente na forma de respeitar o meio em que vivem e na forma de adaptar-se à sua realidade e aos problemas que enfrentam.
O trabalho tornou-se mais significativo a medida que os alunos investigaram e descobriram que os indígenas fazem parte da nossa história e que precisamos preservar sua cultura.