Na tarde de 16 de outubro ocorreu no Auditório da IENH – Unidade Fundação Evangélica, o Fórum Social do Ensino Médio. Experiências e vivências únicas que foram proporcionadas durante o ano todo o Ensino Médio foram compartilhadas pelos estudantes das 3ªs sériescom os demais colegas e com os professores da Unidade.
Foi um cenário marcado por pequenas crianças brincando, correndo e se divertindo em conjunto com idosos conversando com alunos, contando histórias de vida em uma roda de chimarrão.
No evento, os alunos apresentaram os projetos desenvolvidos no Programa Social “Um olhar para o outro”, desenvolvido com crianças, jovens e idosos em escolas de educação infantil e lares, e acompanhado pela Coordenadora dos Projetos Socioambientais da IENH – Isabel Lizakoski. Nesse Programa, durante todo o Ensino Médio, os alunos participam de atividades com o objetivo de ampliar a cidadania e o respeito à dignidade humana. Além da apresentação do trabalho, no Fórum, as pessoas que foram o foco do trabalho dos alunos também estiveram presentes.
O trabalho com as crianças foi desenvolvido nas Escolas de Educação Infantil Cinderela, Raio de Sol e Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial – ABEFI, Ação Encontro e também nos Lares João e Maria e da Menina. No Lar São Vicente de Paula, os alunos desenvolveram o projeto com idosos. Um grupo de alunos também realizou o trabalho na Escola Keli Meise Machado, onde um projeto ambiental foi trabalhado com crianças que possuem dificuldades auditivas. No Projeto Corrida pela Cidadania, os alunos vivenciaram as práticas do atletismo, desenvolvidos com 200 crianças e jovens.
Durante o Fórum, os alunos das 3ªs séries assumiram os papéis de contadores de histórias, professores de Educação Física, pintores de faces, irmãos mais velhos, amigos e até netos. Foram pequenas amostras dos momentos vividos durante o ano, onde doaram a si mesmos para fazer bem ao próximo.
De acordo com os alunos, as vivências solidárias proporcionadas pela realização do Projeto Social foram únicas, marcando e mudando a vida dos alunos e a forma de enxergar o próximo.
Ao final do Fórum, os alunos receberam os certificados da participação no Projeto Social pelas mãos das pessoas com quem trabalharam, que foram os responsáveis pelo aprendizado da importância que se tem “um olhar para o outro”.