Alunos produzem releitura inspirada em artistas com limitações físicas e visuais

Momento ocorreu no dia 28 de novembro
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos produzem releitura inspirada em artistas com limitações físicas e visuais

Na aula das Professoras Lovimara Bandeira Gomes e Telma Puhl, no dia 28 de novembro, após breve recapitulação da história “Um presente do mar” e apreciação de algumas obras de Gonçalo Borges, Tom Yendell e Esref Armagan, os alunos do Nível 4B da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama foram desafiados a realizar a releitura de duas páginas do livro. Na primeira página, uma pintura com os olhos vendados, sem que soubessem a cor da tinta, a localização exata da folha e o espaço de papel que ainda não havia sido preenchido foi proposta. Na segunda página, os alunos seguraram o pincel entre os dedos, realizando a busca pela tinta e a pintura, utilizando também um dos pés.

De acordo com a Professora Lovimara, além da mensagem trazida no livro de que, assim como as pedras, cada pessoa tem sua própria característica e história, e que apesar das diferenças, todos são especiais, a atividade também permitiu que os alunos se colocassem no lugar do próximo. Ao invés de apenas observarem e ouvirem sobre Gonçalo Borges e Tom Yendell, que nasceram com deficiências nos membros superiores, e sobre Esref Armagan, que é deficiente visual, os alunos experimentaram as sensações que fazem parte da realidade dos artistas, possibilitando questionamentos, reflexões e a conclusão de que todos são capazes de realizar seus sonhos.

A atividade integra o projeto de estudos “Pedras, todas são preciosas?”