Brincadeiras auxiliam o processo de adaptação na Unidade Oswaldo Cruz

Alunos dos Níveis 5A e 5B participaram da atividade
Compartilhe:
WhatsApp
Brincadeiras auxiliam o processo de adaptação na Unidade Oswaldo Cruz

No Ginásio de Esportes da IENH – Unidade Oswaldo Cruz, uma atividade para adaptação dos alunos dos Níveis 5A e 5B da Educação Infantil foi organizada.

Com o tema “Estações”, os Professores Gustavo Cerveira, Gabriella Schorn, Liliane Bohlke, Cristiane Ely Lemke e Daniele Ruschel promoveram atividade no dia 02 de março.

No momento, cada Professor organizou e ministrou a atividade de uma estação. Os alunos foram divididos em grupos e encaminhados para as atividades. Ao final, todos os alunos participaram das brincadeiras disponíveis. Massinha de modelar, trabalho em equipe (brincadeira da caneta dentro do cone), atividade de acertar ao alvo, oficina de produção de Bicho Babão e recorte e colagem livre foram as brincadeiras disponíveis.

De acordo com a Professora Gabriella Schorn, a atividade auxiliou os alunos no processo de adaptação escolar e na exploração dos movimentos corporais através das tarefas de concentração, atenção, coordenação, trabalho em equipe, valorização das conquistas, criações individuais e coletivas de maneira lúdica.

A Professora Gabriella também conta como ocorre o processo de adaptação e como ele foi auxiliado através da atividade com o sistema de estações:

“Adaptar”, provém do Latim “adaptare”, “ajustar, tornar capaz de”, formada por AD- mais APTARE, “articular, encaixar”, de APTUS, “adequado”. Sabendo que esta palavra com significado tão peculiar traz fortes emoções às famílias, à escola e, principalmente às crianças, os professores dos Níveis 5 A e B, iniciaram o ano letivo pensando em diversas possibilidades para amenizar esse turbilhão de sentimentos.

Alguns com sorriso largo e muita saudade do espaço escolar e dos amigos, outros, envergonhados, porém curiosos, chegando pela primeira vez à Unidade Oswaldo Cruz. Assim é o processo de adaptação. Processo que demanda principalmente tempo, carinho, segurança e momentos lúdicos, pois o tempo da infância não é marcado pelas horas do relógio adulto. 

Portanto, podemos dizer que esta foi uma dentre tantas atividades que estão sendo realizadas para garantir que esta seja uma época tranquila e segura, para que as crianças possam dar continuidade a este mundo de descobertas. Todos demonstraram muito envolvimento e alegria com as surpresas e experiências desenvolvidas nesta atividade.”

Mais fotos em: http://goo.gl/NTuqQ3