Durante o Componente Curricular Exportação II, os alunos do Curso Técnico em Comércio Exterior do Centro de Educação Profissional – CEP da IENH foram desafiados a simular uma situação diferente. A ideia era pensar que uma empresa deveria decidir-se por exportações diretas ou indiretas. De acordo com o Professor que acompanhou a atividade – Sílvio Vasconcellos, a turma foi dividida em três grupos:um deles defendeu a posição das exportações diretas, o outro se posicionou a favor das exportações indiretas e o terceiro grupo, que representava os acionistas, ouviu as considerações e justificou a tomada de decisão da empresa. Ao final, a aluna que assumiu a posição de secretária da diretora geral apresentou a ata da reunião.
Conforme Vasconcellos, a atividade que ocorreu no dia 25 de maio,no Container Lab, contribuiu para o desenvolvimento profissional dos alunos, oportunizando a participaçãoem um momento em que a visão técnica contribui na tomada de decisão em processos gerenciais. O professor afirma que a atividade possui grande importância para os futuros técnicos, pois “cada vez mais, o profissional de nível técnico é chamado para participar do processo decisório, aliando sua capacidade específica com a capacidade de dialogar e argumentar”.