Durante o mês de outubro, os alunos das 6ªs séries A e B e das 7ªs séries A e B da IENH – Unidade Fundação Evangélica receberam palestrantes que contribuíram com os projetos de estudos das turmas.
As 6as séries escolheram estudar culinária e participaram de um momento de palestra com a proprietária do Espaço Gastronômico e Chefe de Cozinha, Taci Klein. A convidada conversou com os alunos sobre sua trajetória na escolha desta carreira e ressaltou que o conhecimento da Língua Inglesa foi fundamental para sua caminhada e experiência adquirida no exterior.
Estudar sobre mídias foi a escolha das 7ªs séries. As palestras permitiram que os alunos realizassem uma leitura crítica das propagandas que circulam na mídia.
O Publicitário Gustavo Ermel, da Agência SPR, falou sobre a importância da publicidade e deixou alguns ensinamentos importantes para a turma, como por exemplo, que na publicidade deve-se pensar primeiro da ideia e depois nas mídias que irão veiculá-la. Também comentou sobre o papel da publicidade que é criar novas mídias. Os alunos puderam usar esses ensinamentos para continuar as discussões sobre o tema nas aulas de Língua Portuguesa e Inglês Aplicado, estudando propagandas brasileiras e de outras partes do mundo.
A professora de Língua Portuguesa, Sabrina Vier, trouxe dados linguísticos apresentados pelo francês Patrick Charaudeau, realizando com a turma a leitura de diferentes propagandas brasileiras veiculadas pela televisão desde os anos 70. A análise das narrativas presentes em cada uma delas, desde propaganda das Havaianas com Chico Anysio até a famosa Pôneis Malditos da Nissan fez os alunos chegaram a conclusão que antigamente se vendiam produtos, mas que hoje são vendidas ideias. A propaganda procura mostrar uma falta no cliente que o produto irá preencher.
A professora de Inglês Aplicado, Daniele Blos Bolzan utilizou comerciais de televisão anunciando diferentes produtos e veiculadas em diferentes países para discutir com os estudantes a necessidade que temos de remeter a alguma narrativa que conhecemos para entender o comercial e se este é de um contexto com o qual não conseguimos estabelecer uma relação nosso entendimento fica prejudicado. Além disto, percebemos que uma mesma empresa, como a McDonalds, por exemplo, cria comerciais diferentes para países diferentes, ressaltando e aproveitando as diferenças culturais na ideia em que se baseia.
Palestras contribuem com projetos de estudos das turmas
Culinária e mídia foram os assuntos escolhidos pelas 6ªs e 7ªs séries