Museu da Educação

Repleto de curiosidades históricas, conta com um acervo de mais de mil peças
Compartilhe:
WhatsApp
Museu da Educação

O Museu da Educação, localizado na IENH – Unidade Fundação Evangélica conta com um acervo de mais de mil peças entre objetos pessoais, fotos e livros, que juntos materializam a história da Instituição desde 1832.

O Museu foi inaugurado em 28 de agosto de 1986, e apresenta com riqueza fatos históricos tanto da IENH, como também de Novo Hamburgo. “As histórias se misturam, pois o período vivido pela Instituição por volta de 1938 a 1943, com a proibição de falar alemão e também a perseguição contra os descendentes da Alemanha, se integra a história do Município”, esclarece Rodrigo Luis dos Santos, organizador dos acervos do Museu. Rodrigo também explica que na época muitos materiais em alemão acabaram sendo enterrados para que não fossem queimados, mas mesmo assim muita coisa se perdeu. “Ainda hoje, ex-alunas nos trazem livros que elas guardaram em casa ou mesmo que haviam adquirido na época de escola e decidem doar para o museu. É uma forma de manter vivo o registro da época”, esclarece.

Repleto de curiosidades, através da visita é possível descobrir detalhes da vida das internas que moraram na IENH, além de conhecer a réplica dos quartos que foram ocupados por elas. Em 1930 os consultórios dentários não eram muito comuns na região, mas as alunas da Instituição tinham um dentista que às atendia na escola. No museu é possível ver os equipamentos dentários da época.

Entre livros e classes, nanquins e cadernos, a história vai sendo construída no imaginário dos visitantes que são levados ao ano de 1922 onde se tem contato com máquinas de escrever e os primeiros computadores utilizados na Unidade Fundação Evangélica.

Na década de 60, mais uma novidade: os meninos passaram a ser matriculados na escola. Nessa mesma época as alunas, acostumadas a sentar em dupla nas classes, passaram a sentar individualmente. Dessa forma era mais fácil manter a turma em silêncio.

Rico em recordações históricas, o Museu da Educação da IENH recebe visitas de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 17h30min e na sexta-feira, das 8h às 12h. O agendamento para demais horários é possível, mediante a possibilidade dos organizadores do Museu. O telefone para contato é (51) 3594 3022.

Atualizado em: 18/01/2012