Alunos da IENH assistem peça teatral Despertar para Sonhar

A peça faz parte do projeto da Companhia Teatro Jovem que tem como objetivos a formação de platéias, a facilitação de acesso à cultura, a discussão sobre ética e cidadania.
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos da IENH assistem peça teatral Despertar para Sonhar

Os alunos das 8as séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Diurno da IENH – Unidade Fundação Evangélica assistiram, no dia 03/06, a peça teatral “Despertar para Sonhar”. A peça, da Companhia Teatro Jovem, é interpretada e dirigida por Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr. O evento ocorreu a partir das 10h30min, no Auditório da Unidade.            

A peça faz parte do projeto da Companhia Teatro Jovem que tem como objetivos a formação de platéias, a facilitação de acesso à cultura, a discussão sobre ética e cidadania. Além disso, o projeto propicia para as escolas, uma ficha de sugestões de atividades inter e multidisciplinares que podem ser realizadas através do teatro. 

O espetáculo estimula no espectador o desejo de sonhar e de provocar mudanças, aumentando a auto-estima e seus potenciais. Discute ainda, a importância de dar sentido para a vida e de acordar para os sonhos.  

Na peça, um produtor de cinema apresenta para a platéia o seu primeiro longa-metragem. Logo que a exibição do filme começa, a cena ganha os palcos, como se estivesse sendo filmado naquele momento. O filme gira em torno de Ícaro, um jovem que sai de casa por não conseguir se entender com seus pais. Em sua fuga, o jovem compreende a necessidade de ter um sonho, uma meta.  Terminado o filme, o produtor revela para a platéia que a história do garoto que vivia enfurnado no quarto vendo filmes é a história de sua própria vida, é a história da descoberta de seu sonho. 

Após a peça, os atores conversaram com os alunos da IENH sobre o tema do teatro: “os sonhos”. Os estudantes fizeram perguntas sobre como as peças são produzidas e escritas, como é o trabalho deles, porque escolheram ser atores, entre outras. 

Tadeu Aguiar comparou a sua ambientação, um vagão de metrô, com o subconsciente humano. Segundo ele, “os dois têm estações que devemos escolher onde parar”. 

A aluna Luíza Richter (8ª série C) manifestou seu interesse pela peça. Segundo a estudante, “a peça ajuda a entender que não é necessário receber tudo pronto, que podemos aprender ao longo do tempo”.