Para falar sobre o tema Princípios e Valores da IENH com os alunos das 7as séries do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Fundação Evangélica aconteceu, no mês de maio, atividade diferenciada. Sendo coordenada pela Pastoral e pelo Serviço de Orientação Educacional da Unidade, a atividade foi realizada a partir do filme Coach Carter – Treino para a Vida.
O filme Coach Carter – Treino para a Vida, de 2005, conta uma história real e é estrelado pelo ator americano Samuel L. Jackson. No filme, Ken Carter (Jackson) retorna para o seu colégio de adolescência como o novo técnico do time de basquete. Lá, ele encontra um ambiente desgastado, com falta de respeito e estímulo por parte dos alunos/ atletas, que não se empenham no esporte e nos estudos. Carter impõe então, um novo regime, baseado na obrigação de se ter boas notas e obediência. A partir daí, se desenrola a história do filme.
Inicialmente, os alunos da IENH assistiram ao filme. Em seguida, debateram as questões apresentadas no longa-metragem referentes aos princípios e valores da IENH. Os princípios e valores estudados são os seguintes: respeito, reflexão, cooperação, sociabilidade, responsabilidade, persistência, organização, criatividade e autonomia.
Após a discussão, os alunos montaram e apresentaram cartazes com frases ligando os assuntos do filme com os princípios e valores da IENH. Entre as frases produzidas pelos alunos estão:
- “Corra sempre em busca de seus sonhos”.
- “Respeitar os outros, para poder ser também respeitado”.
- “A educação é a solução”.
- “O respeito e o companheirismo são valores e princípios que devem ser vivenciados. Uma escola com esses princípios e valores só tem a progredir”.
- “Os verdadeiros perdedores são aqueles que têm tanto medo de perder que não jogam o jogo”.
- Você nunca deve desistir dos seus sonhos. E se ele for difícil corra atrás dele”.
Alunos da Unidade Fundação Evangélica trabalham com os princípios e valores da IENH
Alunos assistiram um filme, após confeccionaram cartazes relacionando assuntos do filme com os valores e princípios da IENH