Robótica é aplicada em diversas áreas do conhecimento na IENH

Projeto prevê o desenvolvimento de competências e conhecimentos em tecnologia, Matemática, Geografia, História, Ciências, Português, Física
Compartilhe:
WhatsApp
Robótica é aplicada em diversas áreas do conhecimento na IENH

“As demandas do mundo moderno exigem que a escola ofereça aos alunos uma sólida formação cultural, habilidades e atitudes que, associados aos conhecimentos construídos pelos alunos, possam se transformar em competências”. Estas palavras são da Professora e Coordenadora de Educação Tecnológica da IENH, Carolina Müller, que atua no Projeto de Robótica Educacional, em parceria com a Lego Zoom.

O projeto prevê o desenvolvimento de competências e conhecimentos em tecnologia, além de integrar diversas Áreas do Conhecimento como Matemática, Geografia, História, Ciências, Português, Física, etc. “Tudo isso através da construção de um terreno fértil para a aprendizagem, através da qual não apenas as mentes, mas também os corações dos alunos estarão abertos para grandes transformações”, destaca Carolina.

As aulas de Robótica das 6as séries do Ensino Fundamental ministradas pela professora são integradas ao Currículo dos alunos e as propostas são relacionadas aos projetos de estudos que estão sendo desenvolvidos nos demais Componentes Curriculares.

No mês de setembro, as turmas das 6as série C e D desenvolveram o projeto da balança de dois pratos. Com a atividade, os estudantes trabalharam e discutiram sobre o conceito tecnológico das alavancas, além de aprimorarem os conteúdos trabalhados nas aulas de Matemática ministradas pelo professor Fábio Ferraz.

“Foi uma atividade interessante, principalmente pela discussão no final, sobre os diferentes pesos e valores encontrados”, conta Carolina. Ela destaca que a montagem da balança também será usada como base de reflexão nas aulas de Matemática. Além disso, a atividade contribuiu para as reflexões dos grupos nos seus projetos de estudos. “Na 6ª C, cujo projeto trata de mitologia, estabelecemos a relação com a tradição egípcia, onde as balanças eram usadas para ‘pesar as almas na sua passagem para o outro mundo’”, explica a professora.

A 6ª D discutiu sobre a importância das balanças para a medição de ingredientes usados na produção de alimentos, dentro do projeto sobre gastronomia. “Desta forma a robótica contribui de maneira muito significativa para construção da aprendizagem dos alunos, favorecendo o raciocínio e o desenvolvimento de competências necessárias no mundo atual”, finaliza.