Nove professoras da IENH participam do IV Simpósio de Práticas Pedagógicas

Quatro trabalhos envolvendo metodologias ativas de aprendizagem foram apresentados pela Instituição
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa
Nove professoras da IENH participam do IV Simpósio de Práticas Pedagógicas

Sob o tema “Metodologias Ativas para uma educação transformadora”, o IV Simpósio de Práticas Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação ocorreu na manhã de 8 de julho. Seis professoras da IENH participaram do evento apresentando trabalhos e outras três estiveram presentes como ouvintes. O evento, sediado pelo Colégio Sinodal do Salvador, ocorreu de maneira remota.

Na oportunidade, Aline Baioto, Amanda Escobar, Bruna Pilatti, Caroline Bender, Elisandra Fagundes, Flávia Barbosa, Joana Machado, Julia Vargas e Marjúnia Klein trocaram experiências por meio da exibição de vídeos especialmente preparados para o evento.

A professora Marjunia conta sobre a experiência. "Foi um momento muito especial, agradeço a oportunidade em participar", diz. Ela fala que foi apresentado um vídeo com seu relato sobre o trabalho “Trigonometria na Prática”, que também mostrou o ponto de vista dos estudantes sobre a atividade. A proposta ocorreu nas 2ªs séries do Ensino Médio e privilegiou  a ação e o protagonismo dos estudantes. Para ela, as metodologias ativas "são ferramentas que dão suporte ao ensino e a aprendizagem e o professor, como mediador, vai avaliar qual, como e quando utilizá-las".

Confira os trabalhos apresentados pela IENH:

“What is spooking me? Desvendando os mistérios da nossa imaginação”, de Joana Machado e Júlia Vargas.

“Acolhimento e adaptação de professores e funcionários novos no ambiente escolar”, de Joana Machado e Elisandra Fagundes.

“‘The Universe and Me: uma viagem com destino à Terra’ e ‘Chegada ao destino: Planeta Terra! Brincar, dançar, saltar, correr, o que neste mundo venho aprender?’: projetos de pesquisa bilíngues que possibilitaram o protagonismo de crianças da Educação Infantil em suas aprendizagens”, de Amanda Escobar e Aline Baioto.

“Trigonometria na prática”, de Marjúnia Klein.