No começo do mês de setembro, os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Oswaldo Cruz visitaram a Exposição “Casa Velha”, no Espaço Cultural Albano Hartz, e observaram que um dos artistas homenageado era o chargista Tacho.
Em seguida, um dos estudantes enviou ao artista um convite para visitá-los na escola e contar um pouco mais sobre seu trabalho. Depois de alguns e-mails trocados, no dia 19 de setembro, Tacho veio à Unidade e, segundo a Professora Juliana Bohn, a conversa foi muito interessante e proveitosa aos alunos. Além de conhecer a trajetória dele, puderam obter dicas sobre como criar a própria charge no desafio lançado pelas Professoras para a Mostra Artística Humanizarte.
“Muitas vezes o conceito que construímos do que é arte passa por telas, pincéis e tintas, o que realmente é válido e precioso. Este ano, os 4ºs anos da Unidades Oswaldo Cruz aprofundaram seu olhar observando a arte cotidiana presente nas charges do artista Tacho. Motivados pela admiração que já nutriam por ele, em virtude da leitura do Jornal NH às segundas feiras, participaram de atividades em que pudessem conhecer essa arte e também o artista que homenagearam na Humanizarte”, relata Juliana.
No dia 29 de setembro, Tacho visitou a Mostra e observou os trabalhos. Conforme a Professora Juliana, ele manifestou estar surpreso pela qualidade da criação das crianças, tanto pelos traços bem feitos dos desenhos, quanto pela capacidade crítica dos alunos sobre a realidade que os cerca. O artista presenteou os estudantes com livros contendo os seus principais trabalhos. No momento, além de Juliana, também participaram as Professoras Bianca dos Reis, Cristiane Lemke e Eneida Sander.
“É importante ressaltar o quanto o artista valorizou o trabalho das crianças desde o princípio, vindo até a escola para conhecê-los e retornando para apreciar as obras que eles criaram o tendo como inspiração. Considerando que o objetivo da feira Humanizarte seja humanizar pela arte, neste caso as expectativas foram superadas, pois com certeza para muito além da arte, o que fica na memória das crianças é o artista que valorizou as produções criadas por elas. Obrigada,Tacho”, conclui a Professora.