Palestra sobre Conceito Lixo Zero promove momento de conscientização na Unidade Fundação Evangélica

Alunos e funcionários participaram da atividade
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Saúde e Qualidade de Vida Sociedade e Cultura
Palestra sobre Conceito Lixo Zero promove momento de conscientização na Unidade Fundação Evangélica

“Conceito Lixo Zero – Desafios da sociedade para como lidar com os resíduos sólidos” foi o tema da palestra ministrada pela representante do Instituto Lixo Zero em Novo Hamburgo – Geraldine Hennemann Leão para os alunos e funcionários da IENH – Unidade Fundação Evangélica, no dia 01 de novembro.

Na oportunidade, Geraldine palestrou sobre importantes aspectos relacionados ao lixo. Para iniciar, ela salientou a fala de José Lutzenberger: “Não existe lixo, o que existe é matéria prima no lugar errado”. Em seguida, trouxe informações alarmantes como o fato do lixo ser o 3º maior orçamento da maioria dos municípios no Brasil, atrás somente da educação e saúde.

O cenário dos gastos com o lixo em Novo Hamburgo também foi abordado. Segundo Geraldine, mensalmente, a população gera 4.700 toneladas de lixo. Com isso, são gastos R$1.243.665,00 por mês com os processos de coleta, triagem para reciclagem, transporte e disposição no aterro sanitário em que o lixo não-reciclado é depositado.

Para abordar o conceito Lixo Zero, a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº12.305/2010 foi apresentada. Geraldine explicou que Lixo Zero desconsidera o item da lei que afirma que os rejeitos podem ser incinerados ou depositados em aterros sanitários. Desta forma, baseada na Política Nacional e organizada no conceito Lixo Zero, a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos segue uma ordem de prioridade que exclui a etapa de disposição final: Não geração > Redução > Reutilização > Reciclagem > Tratamento.

Buscando ainda conceituar Lixo Zero, a palestrante apresentou aos alunos e funcionários a seguinte citação: “Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para orientar as pessoas a mudar seus estilos de vida e práticas para emular os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais descartados são projetados para tornar-se recursos para outros usarem. Lixo Zero significa concepção e gestão de produtos e processos para evitar sistematicamente e eliminar o volume e toxicidade dos resíduos e materiais, conservar e recuperar todos os recursos, e não queimar ou enterrá-los. Implementação do Lixo Zero irá eliminar todas as descargas à terra, à água, ou ao ar que são uma ameaça planetária, humana, animal ou vegetal.”

Geraldine afirmou que conscientização relacionada com ação efetiva é a forma de solucionar os problemas com o lixo. Práticas como redução – anticonsumismo, separação na origem, coleta seletiva, encaminhamento otimizado (cooperativa / catador), compostagem, desconstrução e reutilização, reciclagem, iniciativas econômicas, pesquisa e, ainda, redesign, foram apontadas como essenciais para mudança na gestão dos resíduos sólidos.

Ao final, os alunos das 2ªs séries do Ensino Médio, que estão desenvolvendo um projeto sobre o consumo consciente dos copos descartáveis e alternativas sustentáveis, também apresentaram as ações já realizadas. Além disso, disponibilizaram um vídeo para conscientização dos colegas.