Patrimônio cultural e história da Gemeindeschule foram temas de conversa com 6°s anos

Estudantes da Unidade Pindorama receberam visita de Udo Sarlet e Cristina Mentz para falar sobre os assuntos
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Sociedade e Cultura
Patrimônio cultural e história da Gemeindeschule foram temas de conversa com 6°s anos

Uma caminhada e um bate-papo oportunizaram mais conhecimento sobre patrimônio cultural aos estudantes dos 6° anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama. Na manhã de 23 de agosto, as turmas 6A e 6B estiveram com Udo Sarlet e Cristina Mentz discutindo sobre o assunto, aprendendo sobre a história da Evangelische Gemeindeschule e observando a arquitetura.

Na Biblioteca Erica Dorothea Sarlet, Udo falou sobre os tipos de instrumento constitucional de proteção de bens culturais: tombamento, inventário, registro, desapropriação e vigilância. O servidor público municipal também esclareceu diferentes dúvidas dos alunos acerca dos processos de tombamento, o que acontece na desapropriação e outros aspectos.

Uma caminhada até a Rua Piratini completou os estudos. Lá, as turmas visitaram a Evangelische Gemeindeschule, edificação que deu origem à Unidade Pindorama. Características da construção, história do espaço e questões arquitetônicas foram abordadas por Udo e pela ex-coordenadora da Escola, Cristina.

A vivência, que faz parte de um conjunto de ações alusivas aos 190 anos da IENH, despertou a curiosidade dos alunos, que buscaram visualizar o que havia dentro da Gemeindeschule por meio de fotos em um espaço aberto da janela. O momento foi acompanhado pelas Professoras Janaína Menezes, Juliana Zachow e Joseane Silva.

Relação IENH-Sarlet

Há uma ligação de anos entre a IENH e a família Sarlet. Udo é ex-aluno da Instituição, mas, antes dele, seus pais já faziam parte da história. Ernest Sarlet foi Diretor Geral da IENH, entre 1976 a 1982, e, anteriormente coordenou a Unidade Fundação Evangélica. Já Erica Sarlet foi professora da IENH e dá nome à biblioteca da Unidade Pindorama.

Acompanhe parte dessa experiência assistindo ao vídeo produzido na vivência