Objetivo
- Compreender os valores, as tradições da cultura e os contextos em que as crianças estão inseridas, assim como conhecimentos científicos sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem.
- Formar especialistas em Educação Infantil, qualificando-os para a compreensão da infância nas suas mais variadas especificidades, propiciando múltiplos olhares e novas possibilidades para ação pedagógica, a partir de um embasamento teórico e prático.
Público de Interesse
Professores com formação em Pedagogia, coordenadores/as, diretores/as e/ou outros interessados na área da Educação Infantil.
Disciplinas
A criança e o lúdico
A convivência na natureza e linguagens da cultura
Aquisição e desenvolvimento da linguagem e Letramento
Artes Visuais e linguagem gráfica
Atenção e Memória na Educação Infantil
Construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil
Corpo e movimento na Educação Infantil
Educação Inclusiva
Escola e família
Ética e educação
Identidade e saberes docentes
Infâncias, currículo e culturas infantis
Infância, desenvolvimento e cultura
Linguagem Literária na infância
Linguagem musical
Metodologia de pesquisa
Neuropsicologia da Aprendizagem
Processos de aprendizagem
Oficina de produção de texto
Orientação de Pesquisa
Pesquisa na Ed. Infantil e Anos Iniciais: possibilidades e desafios
Planejamento da ação educativa
Socialização e afetividade na infância
Tecnologias na Educação Infantil