Objetivo
Capacitar profissionais envolvidos na educação e áreas afins a criar, aprimorar e utilizar técnicas e estratégias de estimulação e de reabilitação com base nos pressupostos da neuropsicologia e da prática educacional. O uso destes novos recursos, adequados a cada demanda, favorecerá o incremento das funções cognitivas e, subjacente a elas, o processo de aprendizagem.
Público de Interesse
Profissionais da área da psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia e alunos cursando o último ano destas áreas.
Disciplinas
Módulo 1 – Introdução às bases da neuropsicologia - 104 horas
Histórico das Neurociências e Bases Teóricas da Neuropsicologia
Conceitos básicos em neurociências
Neuropsicologia da Atenção, da Consciência e da percepção
Neuropsicologia da Memória
Neuropsicologia das Funções Executivas na aprendizagem
Neuropsicologia da Comunicação e da Linguagem Oral
Neuropsicologia do desenvolvimento não-verbal
Neuropsicofarmacologia, avaliação e outras intervenções neurológicas nos transtornos infantis
Módulo 2 – Neurocognição e os Transtornos neurológicos, genéticos e psiquiátricos – 65 horas
Neurocognição e clínica do TDAH
Neurocognição e clínica dos Transtornos Neurológicos Infantis
Neurocognição e clínica dos Transtornos internalizantes e externalizantes
Neurocognição e clínica dos Transtornos Globais do desenvolvimento e outras síndromes genéticas
Neurocognição e clínica dos Transtornos da linguagem oral e da Comunicação
Módulo 3 – Neurocognição e os Transtornos de aprendizagem – 39h
Transtornos de aprendizagem com prejuízo na leitura
Transtornos de aprendizagem com prejuízo na escrita
Transtornos da aprendizagem com prejuízo em matemática e TNVA
Módulo 4 – Neuropsicologia escolar – 60 horas
Inteligência, desempenho e currículo escolar
Avaliação neuropsicológica na escola
Neuropsicologia na escola e os modelos de resposta à intervenção I
Neuropsicologia na escola e os modelos de resposta à intervenção II
Neuropsicologia multicultural e a educação formal
Módulo 5 – Apresentação de casos clínicos – 26 horas
Apresentação de casos I
Apresentação de casos II
Módulo 6 – Metodologia de estudo – 39 horas
Metodologia do trabalho científico I
Metodologia do trabalho científico II
Orientação individual para o TCC
Apresentação dos TCC’s