A professora de Arte e também coordenadora da área na IENH – Cristina Maria Daudt Zeni foi responsável por transformar os princípios da IENH em verdadeiras obras de arte. Os quadros criados estão disponíveis em duas salas de atendimento, na Unidade Fundação Evangélica.
Para Cristina, a iniciativa não só adiciona um toque de criatividade ao ambiente escolar, como também desperta a reflexão sobre o papel essencial dos princípios da IENH no desenvolvimento dos alunos.
Uma das obras tem a árvore central, onde são enfocados os princípios da ética através da balança, que representa a justiça, o conhecimento, representado pelo livro e pelas palavras, letras, números grafitados em spray, que mostram os conhecimentos tradicionais e inovadores como o uso das novas tecnologias.
A artista explica, ainda, que a diversidade cultural é representada pela árvore que cresce frondosa em várias direções. “O princípio da inovação é marcado pela lâmpada, luz que se expande direcionando a busca de novos conhecimentos. O símbolo da Rede Sinodal representa a base da educação luterana. E no canto esquerdo as folhas representam a responsabilidade socioambiental”, completa.
O outro quadro possui rostos coloridos, enfocando os princípios da diversidade representada nas muitas cores das faces e também nas diversas direções que estão voltadas, “uns olham para a direita, outros para esquerda e uns entreolham-se”.
Esta mesma imagem remete para o princípio da empatia, quando os rostos se transpassam eles têm suas cores misturadas, representando a transformação que ocorre na verdadeira interação. “Neste trabalho o livro faz alusão ao conhecimento e a inovação e ele se transforma em velas de barco que expressam nossas raízes na Alemanha e na religião luterana, representada pelo símbolo da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil)”, conclui Cristina.