Programação desplugada desenvolve raciocínio lógico e pensamento computacional em alunos bilíngues

Atividade ocorreu na aula de Programação em Inglês
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Colaboratividade e Tecnologia Plurilinguismo
Programação desplugada desenvolve raciocínio lógico e pensamento computacional em alunos bilíngues

As aulas de Programação em Língua Inglesa das turmas dos 3ºs anos A e B do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama contam com uma abordagem muito importante para o desenvolvimento do pensamento computacional: programação desplugada.

Segundo a Professora Janaína Menezes, a programação desplugada é uma forma de ensinar e aprender a lógica da elaboração de algoritmos a partir de experiências envolvendo o corpo, jogos analógicos, material concreto, entre outros. “O pensamento computacional é uma linguagem que permite a interdisciplinaridade, não ficando restrito à Ciência da Computação. É compreender como esta linguagem contribui para o desenvolvimento de pensamento crítico e entender como criar com as tecnologias e não simplesmente utilizá-las”, explica Janaína.

Na proposta realizada pelas turmas, mediada pela Professora Janaína, os alunos receberam um problema: precisavam ajudar o colega a coletar objetos espalhados pelos espaços da escola e para isso deveriam criar o trajeto que o seu parceiro deveria seguir a fim de achar e coletar estes itens. “A proposta envolveu aspectos relacionados a conceitos inerentes à lógica da programação e pensamento computacional como análise, representação de dados, depuração, simulação. Os alunos criaram seus algoritmos sem se dar conta de que estavam escrevendo seus próprios programas fora dos computadores”, relata a Professora. Além disso, a atividade também contribuiu para a inventividade e colaboração entre os pares.