No mês de setembro, o Diretor Geral da IENH - Seno Leonhardt participou do 81° Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação.
Realizado na Alemanha, o Seminário integra as atividades de comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero, que terão a culminância em 2017. Oportunizar o conhecimento de cidades e locais significativos para a Reforma Luterana, aprofundando as aprendizagens sobre o luteranismo e reforçando os princípios que norteiam as Escolas da Rede Sinodal de Educação foi um dos objetivos do encontro. Além disso, o Seminário também visou contribuir para a melhoria dos processos, currículos e a gestão das Escolas da Rede através das visitas nas escolas alemãs.
Da região Sul do Brasil participaram 29 diretores da Rede Sinodal, que visitaram seis escolas na Região de Munique (Estado da Baviera), Estado da Saxônia e em Berlim. O Estado da Baviera apresenta os melhores índices de desempenho escolar do país, por este motivo o maior número de escolas foi deste estado. Conforme o Diretor Leonhardt, ele e os demais colegas interagiram com as Direções e Equipes Pedagógicas, conversaram com alunos, assistiram aulas e visitaram ambientes.
Sobre as visitas, o Diretor Geral da IENH relata:
"As visitas serviram como aprendizado visando a melhoria de alguns setores da nossa Instituição, mas também serviram para reafirmar a nossa convicção quanto a qualidade de nossos processos, da riqueza dos nossos ambientes e qualidade de nossos professores e profissionais.
Sempre adquirimos novos conhecimentos com as visitas, cursos e qualificação, mas também aprendemos a valorizar as muitas coisas boas que fazemos. Novos horizontes são abertos e com certeza a nossa comunidade escolar ganhará com estas novas experiências."
O grupo que participou do evento também foi recebido pelo Ministro de Educação da Baviera, atual coordenador do Fórum de Ministros dos 16 Estados da Alemanha, que apresentou o sistema alemão de educação, dados e resultados da Educação Alemã. No Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, os diretores foram recebidos pela Assessoria do Ministro que apresentou interesses e oportunidades nas relações com as Escolas da Rede Sinodal.
Em questão dos locais históricos da Alemanha, o Diretor Seno conta que cidades relacionadas aos principais acontecimentos da Reforma Luterana foram visitadas:
"Na cidade de Eisenach visitamos a Escola Martin Luther Gymnasium, onde Lutero realizou a sua formação básica, nela também estudou Johann Sebastian Bach. A escola foi fundada por volta de 1232.
Conhecemos a cidade de Erfurt, que foi o local da formação teológica de Lutero (Convento dos Agostinianos) e marco importante para os primeiros pensamentos reformadores.
Realizamos a visita ao Castelo de Wartburg (cidade Eisenach), onde Lutero ficou escondido da perseguição religiosa e local onde, além da tradução da Bíblia para o alemão, foram produzidos importantes documentos do Luteranismo.
Em Wittenberg, cidade mais importante do Luteranismo, visitamos o Castelo de Frederico, onde Lutero foi sepultado; a igreja onde foram afixadas as 95 teses de Lutero e a residência de Lutero e a esposa Catharina.
Também visitamos as cidades de Leipzig e Weimar, importantes espaços do Luteranismo, mas também da música e da cultura. Locais que puderam conviver com o talento de Johan Sebastian Bach, Goethe e Schiller."
Sobre o conhecimento adquirido, Leonhardt completa: "Os aprendizados serão compartilhados com os Professores das diversas Unidades da IENH, Núcleos Pedagógicos e Funcionários".