Culinária e matemática financeira andaram juntas em uma atividade realizada com estudantes do Curso Técnico em Administração da IENH. No dia 23 de agosto, os estudantes foram desafiados a aplicar os conhecimentos de regra de três e porcentagem para a reprodução de uma receita de pão de queijo.
No Espaço Maker, a turma recebeu da Professora Rosália Marisa de Mello Fenner uma receita de pão de queijo com rendimento de 48 unidades. Divididos em cinco grupos, os alunos tiveram que calcular as quantidades dos ingredientes para produzir 84 pães de queijo, assim como determinar o tamanho do salgado para obter o número exato.
Após achar uma solução, cada grupo escolheu dois integrantes para produzir os 84 pães de queijo a partir dos cálculos realizados. Enquanto isso, os outros integrantes do grupo receberam os valores em reais dos ingredientes e calcularam o custo dos produtos para essa receita.
De acordo com a Professora, a atividade foi importante para que a turma colocasse em prática aquilo que foi discutido e estudado em sala de aula. Ela também cita que ajudou a “desenvolver o trabalho em equipe, a pesquisa, o uso de tecnologias e a liderança”. Para ela, a atividade é uma prática “significativa” na vida dos estudantes, pois eles percebem “o quanto calcular o custo de um produto envolve várias variáveis e que precisa conhecimento”, além de observarem que “mesmo com a exatidão dos cálculos na hora da produção ocorreu problemas, pois a produção envolve seres humanos e outras variáveis se fazem presente e que fogem de um cálculo exato”.