Super-heróis no projeto de contação de histórias na Educação Infantil

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Super-heróis no projeto de contação de histórias na Educação Infantil

“Minha mãe é uma super-heroína”, de Ruby Brown e Lesley Vamos, foi o conto escolhida para mais uma edição do projeto de contação de histórias nas turmas da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz.

Inicialmente, os alunos conheceram/recordaram algumas super-heroínas e seus poderes. Tais como “a Elza que tem o poder do gelo, a Ladybug, que tem o poder da sorte, a Moana que mostra-se corajosa nas águas para enfrentar os piratas e monstros marinhos, dentre outras, de várias épocas/infâncias”, conta a Professora Denise Serini Kuhsler.

Em seguida, a Professora indagou os alunos com a pergunta: “e na nossa família, temos uma super-heroína?” Então, ela caracterizou-se de Mulher-Maravilha para contar a história, que fala que a mamãe ou a pessoa que representa a figura materna lê os pensamentos, faz objetos aparecerem por mágica, tem poder de curar os machucados, que ninguém se compara a ela.

Após a contação, alguns alunos disseram porque a mamãe é uma super-heroína. Os motivos foram:

- “Ela me acha bem rápido no esconde-esconde”.

- “Ela é forte e me dá colo”.

- “Ela me ajuda sempre”.

- “Ela me dá carinho quando estou triste”.

- “Ela joga vôlei”.

- “Ela faz comidas deliciosas”.

Os alunos ainda recordaram alguns super-heróis e seus poderes, dentre eles: Incrível Hulk, que tem poder de força, e o Homem Aranha com seu poder de teia e escaladas. Ao final, o momento mais esperado: brincar com estes super-heróis usando a imaginação. “Foi um momento fantástico, onde brincaram, exploraram as possibilidades daquele brinquedo, criaram histórias. Para terminar, concluímos que devemos valorizar a super-heroína que existe na nossa casa, pois é ela que nos acolhe, nos protege, nos ajuda e é a nossa melhor amiga”, relata a Professora Denise.