Neste início de trimestre, as três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama já colocaram em prática algumas propostas da Educação Multiconectada, envolvendo atividades diversificadas e com propostas colaborativas.
A atividade socioemocional desenvolvida nas turmas, trouxe a possibilidade de pensar sobre a empatia no convívio em sociedade, bem como no estreitamento de laços, cooperação e criação de vínculos. “Percebe-se, também, no trabalho em grupo, o respeito e a valorização das diferentes manifestações culturais e o cultivo das sensibilidades, que possibilitam a construção de identidades plurais e solidárias, um dos eixos desenvolvidos”, acrescenta a professora Fabiane Miranda.
Na biblioteca, aconteceu a exploração do espaço com a Hora do Conto, onde o livro lido foi “Lá na casa da Tia Cutia”, de Eleonora Medeiros. Através dessa leitura, os alunos puderam perceber a importância de reconhecer e respeitar as diferenças e os relacionamentos. Após esta atividade, cada estudante fez a retirada do livro escolhido para ler durante a semana.
Os estudantes também pensaram em relação à pesquisa, onde levantaram maneiras de fazer o traçado de letras e números em superfícies diferentes do caderno e, desta maneira, melhorar a coordenação motora fina, isto é, ao aprender e praticar a execução do traçado correto da letra que é própria de sua identidade, também se desenvolve noções de orientação espacial.