Turmas do Pindorama compartilham conhecimentos em sala de aula

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa
Turmas do Pindorama compartilham conhecimentos em sala de aula

Envolvidos no projeto de estudos “Invenções, pesquisas, conhecimento e encantamento na produção de relações de sentido”, os alunos do 2°ano A do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama vivenciam diferentes propostas relacionadas ao tema. “O desejo pelo saber, descobrir, conhecer é mobilizador no processo de aprendizagem. Saber como, porque, quando, de que jeito... dá significado à pesquisa, às experiências e torna envolvente e enriquecedor o caminho das descobertas”, comenta a Professora Ana Paula dos Reis.

No último mês, a turma recebeu uma visita muito especial: os alunos do 6°ano, que compartilharam seus conhecimentos sobre a evolução do homem e como isso ocorreu nos diferentes períodos históricos, além da descoberta do fogo e as primeiras moradias. Convidados pela Professora Ana Paula e desafiados nesta proposta pela Professora Anelise Domingues, os estudantes dos 6ºs anos dividiram-se em dois grupos e criaram estratégias para compartilhar com o 2° ano. Preocupada em significar e aproximar os alunos do entendimento de fatos históricos de maior complexidade para a faixa etária do 2°ano, a turma do 6º ano confeccionou materiais visuais, experiências com sons e sensações táteis. “Foi uma tarde repleta de significados que culminou com um jogo virtual, um Kahoot, preparado pelos alunos do 6°ano envolvendo os conhecimentos compartilhados”, comenta a Professora Ana Paula.

Com base nesta experiência, os alunos visitados conheceram o livro “Lolo Barnabé”, de Eva Furnari, que apresenta a história de um homem das cavernas que vive o período da evolução paralelo às invenções. Logo foram desafiados a criar uma genealogia fictícia para o personagem da história, utilizando imagens e dados apresentados pelos colegas da outra turma.

“Com certeza, estes momentos em que os alunos de diferentes idades se encontram para compartilhar conhecimentos e vivências dentro da escola são, sem duvida, de extrema relevância no processo de aprendizagem”, destaca Ana Paula.