Turmas dos 3ºs anos da Unidade Pindorama confeccionam colchas de retalhos e maquetes

Trabalhos mostram os patrimônios históricos e culturais do bairro de Hamburgo Velho
Compartilhe:
WhatsApp
Turmas dos 3ºs anos da Unidade Pindorama confeccionam colchas de retalhos e maquetes

Os alunos das turmas dos 3ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama desenvolveram um projeto enriquecedor que promoveu um profundo mergulho nas origens históricas e culturais de Novo Hamburgo, principalmente do bairro Hamburgo Velho.

Através desse projeto, os alunos foram incentivados a explorar e compreender a história da Unidade Pindorama e a formação do município, permitindo-lhes conectar-se com seus antepassados e ganhar ferramentas para entender o presente.

Um dos principais objetivos do projeto foi o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, respeito ao próximo e formação de identidade de grupo. Ao longo do ano letivo, os alunos vivenciaram experiências que entrelaçaram diversas áreas do conhecimento, culminando em atividades práticas e colaborativas.

Entre as atividades realizadas, as professoras Fabiane Miranda, Ana Cláudia Schenkel,  Daniela Erhardt Loeblein e as teachers  Luciana de Souza , Rafaela de Souza e Ana Paula Vogt destacam a confecção de uma colcha de retalhos, que simbolizou a união e o compartilhamento de aprendizagens entre os alunos. A colcha não apenas representou a ideia de comunidade, mas também o processo contínuo de aprendizagem e crescimento conjunto dos estudantes.

Além disso, os alunos confeccionaram maquetes que ilustraram os patrimônios históricos e culturais do bairro de Hamburgo Velho e da cidade. A criação dessas maquetes permitiu que os estudantes identificassem marcos históricos significativos e compreendessem o valor cultural e histórico dos locais em que vivem. Esse exercício foi fundamental para valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, reforçando a importância de apropriar-se de conhecimentos e experiências que os auxiliem a entender as relações complexas do mundo ao seu redor.