Uma década de Psicologia: a construção da Clínica-Escola

Espaço é ambiente de aprendizado e de prestação de serviços à sociedade
Compartilhe:
WhatsApp
Uma década de Psicologia: a construção da Clínica-Escola

Já são mais de seis anos de existência de Clínica-Escola de Psicologia. Idealizada junto ao Projeto Pedagógico do Curso, a proposta começou em 2011, com a montagem do espaço físico e a organização das salas para atendimentos de psicologia para a comunidade. Gradativamente, passaram a ocorrer aulas práticas, oficinas, cursos de extensão e seminários internos preparatórios para a criação do espaço.

Em 5 dezembro de 2014, ocorreu o ato de inauguração. Na época, estiveram presentes o Equipe Diretiva, professores e acadêmicos do curso. A data marca o aniversário do serviço. Esse momento foi importante para que no ano seguinte os estudantes pudessem iniciar os estágios no espaço. Com isso, o serviço de Clínica-Escola expandiu-se para o público externo, atendendo a comunidade de Novo Hamburgo e cidades vizinhas de forma contínua por meio de parcerias e convênios com instituições sem fins lucrativos.

Importância para o acadêmico

Sendo uma unidade suplementar do Curso de Psicologia, o espaço oferece suporte para a realização de atividades de ensino nos níveis de pesquisa e extensão. O local serve como centro de estágio e campo de formação profissional para os acadêmicos, que desenvolvem a atuação profissional de forma condizente com a realidade sociocultural e com as transformações da psicologia enquanto ciência e profissão.

Supervisionados e orientados por professores do curso, os alunos têm a oportunidade de realizar os estágios específicos no local de acordo com a ênfase escolhida: Saúde e Clínica Ampliada, Psicologia Jurídica ou Processos educacionais e cognição. Além disso, na Clínica-Escola, eles podem realizar as práticas aplicando diferentes metodologias, como psicanálise, teoria cognitivo-comportamental, teoria sistêmica e neuropsicologia.

Impacto social

Uma relação de confiança é construída com a população por meio do comprometimento ético, político e estético que o serviço de Clínica-Escola oferece. Segundo a Coordenadora Técnica do local – Magale de Camargo Machado, “a valorização da história, o respeito à diversidade e à singularidade são uma das bases para interação e acolhimento as pessoas” que procuram atendimento.

Ela entende que “a relação com a rede de atenção intersetorial de saúde, educação e assistência social tem sido fundamental para trabalhar o acolhimento na Clínica-Escola”. Isso porque é possível “refletir sobre as demandas de assistência” para que possam atender de forma eficiente.

Contato

Entre em contato com a Clínica-Escola pelo e-mail clinicaescola@ienh.com.br ou pelo telefone 51 3594 3022.

O espaço está localizado nas dependências da Faculdade IENH. Entrada pela Rua Agudo, 85, bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo/RS.

Atualizado em: 22/03/2021