Colaborador da IENH está na Alemanha realizando estágio do doutorado

Puffal ficará na FSU até o dia 31 de julho e até lá participará ativamente de pesquisas realizadas pela universidad
Compartilhe:
WhatsApp
Colaborador da  IENH está na Alemanha realizando estágio do doutorado

Desde o dia 14 de março, o Coordenador do Curso de Administração da Faculdade IENH – Professor Daniel Pedro Puffal está realizando estágio doutoral na Friedrich Schiller Universität – FSU, na cidade de Jena, na Alemanha. É uma universidade luterana, fundada em 1558, localizada em uma cidade de 100 mil habitantes, com aproximadamente 25 mil alunos universitários, dos quais 19 mil estão matriculados na FSU. 

Puffal ficará na FSU até o dia 31 de julho e até lá participará ativamente de pesquisas realizadas pela universidade, de cursos na área de administração e economia e também de seminários que ocorrem nos finas das tardes de quartas-feiras. 

Outra atividade importante, que já está agendada para o dia 19 de maio, será a participação do colaborador da IENH em um seminário onde apresentará seu projeto de tese doutoral que tem como título “A dinâmica e os determinantes da interação universidade-empresa no desenvolvimento regional”. Além de apresentar o trabalho, o evento será um excelente momento para que Daniel receba contribuições e críticas de pesquisadores internacionais que estão na FSU. 

Segundo o Coordenador do Curso de Administração da Faculdade IENH, a recepção na universidade foi muito agradável. Ele foi apresentado ao corpo diretivo da escola de pós-graduação e a todos os estudantes de doutorado e pós-doutorado da universidade. Ele conta que cada um destes estudantes tem sua sala de trabalho em um prédio destinado especificamente para pesquisas na área de administração, economia e sociologia. Mesmo como aluno convidado foi reservada uma sala específica para Daniel, com todos os recursos necessários, tais como móveis, computador, impressora, acesso a internet, etc. 

São aproximadamente 40 alunos de doutorado na universidade, sendo que são de diversos locais do mundo, como por exemplo: Chile, Estados Unidos, Georgia, Suíça, Suécia, China, Malásia, Macedônia, Itália, Rússia, Índia, além de vários alemães e inclusive um brasileiro de São Paulo. Com pessoas de tantas localidades, a comunicação normalmente acontece em inglês e, inclusive todas as aulas e palestras da pós-graduação são em inglês. 

Segundo Daniel, a universidade é muito organizada, tem seu prédio principal no centro da cidade, mas conta com prédios espalhados por toda a cidade onde estão localizados os centros e faculdades. Ele comenta que um dos detalhes que chama a atenção, são os oito refeitórios que estão espalhados pela cidade e servem refeições desde o café da manhã até o jantar. Normalmente, há quatro opções de pratos (sendo que um é vegetariano), com preços para estudantes entre 1,5 a 3 euros. 

Daniel está morando em um prédio da universidade para visitantes. É um edifício de seis andares com 133 apartamentos. Além do prédio em que ele está, há mais dois similares para visitantes. Para os demais estudantes que vem de fora, há outros 20 edifícios similares espalhados pela cidade, todos administrados pela universidade.

Atualizado em: 07/04/2010