Parceria Interinstitucional da IENH Amplia Oportunidades de Pesquisa para Estudantes de Psicologia

Compartilhe:
WhatsApp
Parceria Interinstitucional da IENH Amplia Oportunidades de Pesquisa para Estudantes de Psicologia

A busca contínua pela excelência acadêmica e pela formação integral tem orientado as ações da Faculdade IENH. Um reflexo disso é a recente parceria estabelecida com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que visa proporcionar aos acadêmicos do Curso de Psicologia a oportunidade de integrar grupos de pesquisa de reconhecida relevância no cenário nacional.

A iniciativa visa à expansão das oportunidades de desenvolvimento científico para os estudantes. Conforme explica a Coordenadora Geral do curso de Psicologia, Jaqueline Brum, estas parcerias interinstitucionais são fundamentais para a inserção dos alunos em grupos de pesquisa já consolidados, que possuem fomentos federais, e robusta produção acadêmica. Jaqueline Brum complementa: "Esta parceria qualifica ainda mais a formação dos nossos estudantes, tornando a experiência no curso rica em oportunidades, além de sustentar o lugar da psicologia na sociedade através da pesquisa. Esse é o caminho para a transformação social.”

Essa colaboração reflete uma tendência  no meio acadêmico: a participação em ecossistemas de pesquisa que vão da iniciação cientítica ao doutorado. Nesses arranjos, as universidades parceiras se beneficiam do perfil diferenciado dos alunos da IENH, que demonstram alta disponibilidade, entrega e dedicação aos projetos. Em contrapartida, a IENH cumpre seu papel de ampliar a rede de oportunidades, oferecendo àqueles que se identificam, o acesso ao que há de melhor em produção científica.

Com essa integração efetiva entre ensino e pesquisa, a Faculdade IENH reforça seu compromisso com uma formação pautada na qualidade, na inovação e na aproximação com grandes centros de produção científica do país. 

O próximo passo é ampliar a participação para núcleos internacionais, projetando que o estudante possa fazer uma carreira acadêmica/científica também em outros países.


Atualizado em: 07/11/2025