Psicologia e IA: aprendizagem imersiva na prática

Compartilhe:
WhatsApp
Psicologia e IA: aprendizagem imersiva na prática

Como a IA pode colaborar com a aprendizagem?

Os acadêmicos do curso de Psicologia da IENH estão vivenciando experiências inéditas de aprendizagem com simulações realizadas na plataforma Pratique IA, desenvolvida pelo IENH Labs. Nessas vivências, a inteligência artificial assume o papel de personagens criados pelos professores — com perfis emocionais, histórias e desafios específicos — permitindo que os estudantes simulem atendimentos, experimentem decisões e desenvolvam habilidades profissionais de forma imersiva e segura.

Antes de mais nada, não estamos falando de psicoterapia on-line. Precisamos deixar claro que essa prática não é recomendada e há muitos artigos alertando sobre os riscos.

Mas então sobre o que estamos falando?

Imagina você no final de uma aula de Psicologia. Aprendeu conteúdos atualizados, embasados em pesquisas recentes, ouviu casos reais do professor e se pegou pensando: “Agora tudo faz sentido.” A sensação é de domínio — e a tendência é ir pra casa compartilhando tudo que aprendeu.

Mas então surge uma pergunta inevitável: E se você fosse chamado para intervir agora, neste exato momento? Ao mesmo tempo em que aprende, você pudesse ir experimentando. Como você se sentiria?

É justamente nesse ponto que os acadêmicos e profissionais do curso de Psicologia da Faculdade de Novo Hamburgo (IENH) estão vivendo algo diferente. Ao lado de professores experientes, os acadêmicos podem treinar cada tomada de decisão, testar hipóteses, errar com segurança e tentar de novo.

Por exemplo: sabemos que para a habilidade de validação é importante que o profissional consiga “ficar atento, compreender e sentir empatia pela experiência do outro, aceitando-a como válida”. Esse é o conceito de validação que o professor vai apresentar, com pesquisas e comprovações científicas. Mas e se o objetivo do professor não é apenas saber se o aluno sabe o conceito, e se ele precisa que o acadêmico aprenda a fazer.

Acontece que só se aprende a validar fazendo validações. Então, até então, contávamos com dinâmicas para que eles pudessem participar e se experimentar fazendo. Com a Plataforma, o acadêmico tem mais um contexto para se exercitar. A IA se torna um personagem criado para que ele possa se exercitar como profissional. O professor vai treiná-la para que ela desafie o “profissional” a realizar validações em diferentes situações. Todas as interações ficam registradas e o professor, ao final do exercício, verifica como o acadêmico se saiu na simulação, se ele conseguiu demonstrar que aprendeu a habilidade esperada e em que momento ainda precisa reforçar com alguma orientação.

Mais do que tecnologia, trata-se de formar psicólogos conscientes, éticos e preparados para lidar com pessoas e emoções.

As simulações com IA não substituem nem reduzem o número de horas em práticas e estágios presenciais, mas ampliam o repertório de experiências, fortalecendo a conexão entre teoria e prática de uma maneira diferente.

A plataforma é utilizada em algumas aulas de modo a tornar a experiência de aprendizagem ainda mais significativa, demonstrando que o uso de IA contribui para as aulas se tornarem mais instigantes e imersivas.

É o conhecimento saindo do papel, ganhando corpo, voz, postura, escuta e presença. Ela vem para somar, não para substituir!

Depoimentos

“A experiência de simular o atendimento com foco para regulação emocional na plataforma do Pratique IA foi excelente em vários aspectos. A atividade foi dinâmica! E o fato de ter uma interação em tempo real e simulando um atendimento foi enriquecedor. Além de poder simular o que aprendemos durante a disciplina, conseguimos vincular e utilizar outros recursos como alunos, pode-se pensar como uma atividade multidimensional no aspecto de aprendizado.
Considero uma ferramenta completa que nos permite aprender, praticar e aos poucos ir desenvolvendo novas capacidades ao longo do curso.”

Acadêmica do curso de Psicologia: Adriana Martelli

“Achei a experiência com a inteligência artificial muito interessante e prática. O treinamento foi muito bem estruturado e superou minhas expectativas. Achei impressionante como o projeto conseguiu tornar algo que parecia tão complexo em algo acessível e fácil de aplicar na prática.
Durante o uso, percebi o quanto a IA pode agilizar processos, trazer novas ideias e até inspirar soluções criativas que talvez eu não pensasse sozinha. O conteúdo foi dinâmico e mostrou de forma clara o potencial real da tecnologia no dia a dia profissional.”

Acadêmica do curso de Psicologia: Natália Dapper

“O uso do simulador na disciplina de ‘Mentoria em Comunicação’ foi uma experiência que possibilitou aos estudantes experimentarem desafios a partir da aplicação dos pilares da Comunicação não-violenta.
Tal experiência, acompanhada in loco pela docente e aliada a outras práticas ativas de aprendizagem, como o role play e vivências em grupo que ocorrem durante a disciplina, tem ampliado o engajamento e fortalecimento de conhecimentos e habilidades importantes.”

Kamêni Iung Rolim, Doutora em Psicologia e professora do Curso de Psicologia da IENH

A proposta dialoga com as principais tendências internacionais de ensino superior, onde instituições precisam acompanhar as transformações da IA e das demandas em saúde mental, promovendo uma formação mais complexa, experiencial e humana.

Sobre a Pratique IA

A Plataforma Pratique IA foi desenvolvida dentro do IENH Labs e permite criar cenários de simulação por texto ou áudio, nos quais a inteligência artificial interpreta personagens configurados pelos professores.
O objetivo é oferecer um ambiente seguro e imersivo de prática, no qual os estudantes possam treinar habilidades antes de aplicá-las na vida real.

Na interseção entre Educação, Psicologia e Tecnologia, a IENH reafirma seu compromisso: unir sensibilidade humana e inovação para preparar profissionais éticos, empáticos, críticos e conectados com o futuro da profissão.

Atualizado em: 24/10/2025